Capa » Tecnologia » Teclas de atalho para economizar tempo
Teclas de atalho para economizar tempo

Teclas de atalho para economizar tempo

Quem trabalha na frente de um computador o dia inteiro, seja no escritório ou em casa, sabe o quanto a produtividade é importante para economizar tempo e realizar todas as tarefas programadas para seu dia.

Com isso, criamos uma lista com as principais teclas de atalho do Windows, direcionadas exclusivamente para você ganhar tempo no seu trabalho. As dicas apresentadas servem tanto para Windows 7 quanto para Windows 8.

Lembrando que quando escrito “+” quer dizer que você deve pressionar a tecla anterior ao “+” em conjunto com a tecla informada depois dele. Ex: Ctrl + x.

Copiar e colar arquivos e textos

Você pode não acreditar, mas não são raras as pessoas que ainda copiam e colam arquivos e textos com o botão direito do mouse. Porém, isso não é vergonha para ninguém e para quem não sabe a combinação CTRL + C copia o arquivo ou texto selecionado para o que chamamos de “Area de Transferência”, ficando armazenado lá até que você decida usar.

Para colar o arquivo ou texto no local escolhido, basta pressionar a combinação CTRL + V. Com o tempo você se acostuma e já utiliza as teclas sem perceber.

Solicitando a ajuda do Windows

Não é difícil ficar perdido ou sentir dúvidas ao utilizar o sistema Windows. Se você é iniciante no sistema então, é melhor consultar a ajuda do próprio sistema e ficar mais seguro ao executar certa tarefa.

Para abrir a ajuda do Windows basta apertar a tecla F1 em qualquer tela do sistema. De acordo com a tela que você apertou, o sistema abre uma ajuda diferente. Por exemplo, se estiver dentro de uma pasta, será aberta a ajuda sobre pastas e arquivos do Windows.

Agora, se quer ter acesso a todos os arquivos de ajuda do Windows separado por categoria, aperte F1 em sua área de trabalho.

Renomear arquivos rapidamente

Se você trabalha com planilhas ou documentos do Word, provavelmente já recebeu ou baixou algum arquivo que veio com o nome estranho. A necessidade de renomear esses documentos, principalmente para arquivar, é de extrema importância. Caso você trabalhe com muitos arquivos, a necessidade de renomear os documentos com rapidez pode significar muito para a produtividade do seu dia.

Assim, para agilizar o processo, basta simplesmente selecionar o arquivo ou pasta desejada e clicar em F2. No lugar do nome do documento será aberta uma caixa de texto onde você poderá identificar seu arquivo da forma que quiser.

Gerenciando janelas

Ao trabalhar com diversos documentos ao mesmo tempo, muitos usuários ficam perdidos entre tantas janelas e acabando por perder um tempo precioso com o gerenciamento dessas janelas. Alguns atalhos bem simples podem agilizar bastante seu trabalho com diversas janelas.

  • Windows + D: Abre imediatamente a área de trabalho.
  • Windows + M: Minimiza todas as janelas abertas.
  • Windows + SHIFT + M: Maximiza todas as janelas. Comando usado para desfazer atalho anterior.
  • Windows + E: Abre imediatamente o Windows Explorer, pasta onde estão armazenadas suas músicas, fotos, vídeos e documentos em geral.
  • Windows + seta para cima: Maximiza a janela atual.
  • Windows + seta para baixo: Minimiza a janela atual.
  • Windows + seta esquerda: Posiciona a janela atual no canto esquerdo da tela.
  • Windows + seta direita: Posiciona a janela atual no canto direito da tela.
  • Windows + L: Bloqueia imediatamente seu usuário, necessitando digitar sua senha de logon novamente
  • ALT + F4: Fecha a janela atual.
  • ALT + TAB: Navega entre as janelas abertas, selecionando a que for de seu interesse.
  • ALT GR + TAB: Realiza o mesmo comando que o atalho anterior, porém abre uma mini janela de gerenciamento onde é possível navegar usando somente a tecla TAB.
  • CTRL + ALT + Del: Abre uma nova tela onde é possível bloquear seu usuário, sair ou gerenciar suas tarefas em execução, fechado qualquer janela aberta imediatamente.

2 comentários

  1. Dicas interessantes, e com certeza muito eficaz.

    Parabéns !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*