Capa » Saúde » Saiba como controlar sua ansiedade
Saiba como controlar sua ansiedade

Saiba como controlar sua ansiedade

Saiba como controlar sua ansiedade

Todos, um dia ou outro, podem sentir-se ansiosos diante de uma situação difícil, como uma entrevista de emprego, um exame difícil, ou um encontro. Mas, é preciso controlar se essas preocupações e medos parecerem angustiantes e passarem a interferir demais com a sua vida diária, pois isso pode ser um transtorno de ansiedade.

Fora de controle

Ansiedade e pânico, podem se manifestar em forma de “ataque”,  que aparece de repente, juntamente com a transpiração, respiração rápida e uma perda de controle. Ou podem ser construídas lentamente, causando irritabilidade, insônia, dores de cabeça e dor de estômago.

As causas da ansiedade são diferentes. Mas na maioria dos casos, se resovem com exercícios de respiração, e de análise dos seus sentimentos, que podem ser feitos com orientação especializada. Aprender a controlar a ansiedade é uma atitude valiosa.

Os pensamentos avaliam a situação o tempo todo, na maior parte das vezes de forma automática e inconsciente,  e as decisões que são tomadas são baseadas em experiências passadas. Um pouco de ansiedade é uma resposta considerada normal a um evento estressante, mas em algumas pessoas, aumenta além da conta e pode causar um grande mal estar físico e mental.

O que causa ansiedade?

Não há uma só a causa de grande ansiedade. Há vários fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de pensamentos e comportamentos ansiosos.

Fatores hereditários

Algumas pessoas com uma história familiar de ansiedade são mais propensas  para também desenvolver quadros de muita ansiedade.

Fatores bioquímicos

Pessoas que sofrem de um alto nível de ansiedade podem ter um desequilíbrio de substâncias químicas no cérebro que regulam os sentimentos e reações físicas. A medicação que ajuda a corrigir esse desequilíbrio pode aliviar alguns sintomas de ansiedade em algumas pessoas.

 Experiências de vida

Certas experiências de vida podem tornar as pessoas mais suscetíveis à ansiedade. Eventos de desestrutura familiar, abuso, assédio moral, conflitos no local de trabalho, perdas de entes queridos são fatores de estresse que podem levar uma pessoa a altas taxas de ansiedade.

Personalidade

As pessoas com tendência à timidez, tem baixa autoestima e pouca capacidade para lidar com situações indesejadas, elas são mais propensos a experimentar altos níveis de ansiedade.

Sob controle

Há muitos tipos de distúrbios de ansiedade e muitos tratamentos eficazes e estratégias de autoajuda. Depois de entender o transtorno de ansiedade, pode-se então tomar algumas atitudes para reduzir os sintomas e recuperar o controle de sua vida.

Dormir bem

Parece muito simples, mas, os benefícios de uma boa noite de sono pode trazer mais calma e um maior controle de seus sentimentos.

Exercício diário

Mantenha seu corpo em movimento. Yoga, Tai Chi Chuan, Pilates são atividade físicas altamente relaxantes e que podem manter a pessoa centrada, com a respiração harmonizada, mas qualquer exercício  que seja divertido realizá-lo é bom também.

Meditação

A meditação acalma a mente, diminui os pensamentos. Basta sentar-se ainda e lembre-se que no momento presente não há nada a temer.

Aceitação

Aceitar uma situação (e a si mesmo) é extremamente libertador. É também o que lhe dá a melhor chance de perceber que sua saúde mental depende da atitude que se toma.

Verifique sua dieta

Os estimulantes não são os melhores produtos para se consumir por aqueles que sofrem de ansiedade. Tente reduzir a cafeína de sua dieta diária e elimine o consumo de álcool, pelo menos até estabilizar seus níveis de ansiedade.

Converse com os amigos

Falando com alguém, seja de confiança sobre o que está se passando é muito confortante. Saber que não se está sozinho nesse mundo é importante.

Conecte a si mesmo

Seja muito gentil e paciente consigo mesma. Trate-se com amor, e tenha compaixão (não dó) por si mesma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*