Sem dúvida um dos insetos que mais incomodam são os mosquitos e pernilongos. É só a temperatura subir um pouquinho e lá estão eles de volta, prontos para te incomodar novamente.
O problema é que além de incomodar bastante com seu barulho e voos rasantes que não lhe deixam dormir, esses insetos podem deixar feridas enormes ou causar inclusive doenças. Se alguém da sua família for alérgico então nem se fala.
Com o crescente aumento da população desses bichinhos irritantes, a demanda por repelentes com certeza aumenta e seu preço vai lá nas alturas. Porém, nem sempre você está com aquele dinheiro sobrando e mesmo assim não quer abrir mão de proteger sua família. Pois saiba que a solução pode estar nos materiais fornecidos pela própria mãe natureza.
Repelentes naturais funcionam sim e já são utilizados a bastante tempo pelos antigos. Muitos dos materiais recomendados aqui são bem encontrados facilmente e saem muito mais em conta do que os repelentes industriais.
Repelente dos pescadores
Essa técnica já bem conhecida é usada pelos pescadores para encarar as noites de pescarias sem se preocupar com os mosquitos da região.
Ingredientes:
- ½ litro de álcool.
- 10 gramas de cravo da índia (2 colheres de sopa)
- 100 ml de óleo de bebê ( ou óleo mineral)
Preparo:
Coloque o álcool em uma garra de vidro e jogue o cravo dentro da mesma garrafa. Deixe lá por cerca de 4 dias não se esquecendo de agitar a garrafa por 2 vezes ao dia (manhã e tarde). Assim, o álcool irá extrair o óleo do cravo da índia, formando uma substância poderosa.
Após os 4 dias, acrescente o óleo de sua escolha e distribua em pequenos frascos, de preferência que tenham borrifador.
Informações Extras:
O óleo formado pelo cravo da índia é capaz de espantar também as formigas da cozinha e dos eletrônicos.
Devido às propriedades naturais do álcool e óleo, dê uma leve agitada no frasco antes da aplicação para os dois materiais se misturarem.
Essa dica já foi veiculada inclusive em programas de rede nacional como o Mais Você. Vale a pena confiar.
Repelente de limão e cravo da índia
Repelente de fácil aquisição dos materiais, utilizando novamente do cravo da índia devido às propriedades que esse material tem. Porém, essa receita é feita para criar pontos estratégicos em sua casa para espantar esses insetos.
Ingredientes:
- 8 limões
- 15 cravos para cada metade do limão.
Preparo:
Corte cada limão ao meio, separando em duas metades. Em cada metade espete 15 cravinhos. Pegue de duas em duas metades e distribua estrategicamente no interior da casa. A dica é observar os pontos de sua casa onde esses insetos ficam mais e colocar os limões.
Lembrando que a quantidade de limões pode variar de acordo com o tamanho da sua casa. Então deixe essa quantidade a gosto.
Informações extras:
Procure locais na casa onde tenha mais circulação de ar para o efeito se proliferar.
Caso queira eliminar os insetos na parte externa da casa, dobre a quantidade de limões, utilizando quatro metades para cada canto estratégico.
Repelente caseiro funciona sim!
Não é por que um produto não é industrializado que ele não funciona. A mãe natureza já proporciona diversos materiais que possuem características capazes de espantar esses insetos, esses foram somente alguns casos.
Lembre-se esse tipo de receita já faz parte da cultura popular e cada região possui a sua, quando visitar algum local com uma cultura diferente, procure saber quais os métodos eles usam para combater esses bichinhos. Aposto que você vai se surpreender com as respostas.
Minha avó pegou dengue usando repelente caseiro. Depois disso, nossa família só acredita no que nosso médico receitou: repelentes com icaridina. Segundo ele, não há comprovação médica que repelente caseiro funciona de fato.
Obrigado por seu comentário ! O objetivo dos artigos é ajudar pessoas, e quanto mais cometários tivermos melhor para todos.
A resposta a pergunta “repelente caseiro funciona?” é simplesmente: “funciona porque é usado ha muito tempo” ?
Tenho uma informação: há muito tempo as pessoas colam pelo de cobertor na testa das crianças para eliminar soluço.