Capa » Saúde » Repelente caseiro funciona?
Repelente caseiro funciona?

Repelente caseiro funciona?

Sem dúvida um dos insetos que mais incomodam são os mosquitos e pernilongos. É só a temperatura subir um pouquinho e lá estão eles de volta, prontos para te incomodar novamente.

O problema é que além de incomodar bastante com seu barulho e voos rasantes que não lhe deixam dormir, esses insetos podem deixar feridas enormes ou causar inclusive doenças. Se alguém da sua família for alérgico então nem se fala.

 Com o crescente aumento da população desses bichinhos irritantes, a demanda por repelentes com certeza aumenta e seu preço vai lá nas alturas. Porém, nem sempre você está com aquele dinheiro sobrando e mesmo assim não quer abrir mão de proteger sua família. Pois saiba que a solução pode estar nos materiais fornecidos pela própria mãe natureza.

Repelentes naturais funcionam sim e já são utilizados a bastante tempo pelos antigos. Muitos dos materiais recomendados aqui são bem encontrados facilmente e saem muito mais em conta do que os repelentes industriais.

Repelente dos pescadores

Essa técnica já bem conhecida é usada pelos pescadores para encarar as noites de pescarias sem se preocupar com os mosquitos da região.

Ingredientes:

  • ½ litro de álcool.
  • 10 gramas de cravo da índia (2 colheres de sopa)
  • 100 ml de óleo de bebê ( ou óleo mineral)

Preparo:

Coloque o álcool em uma garra de vidro e jogue o cravo dentro da mesma garrafa. Deixe lá por cerca de 4 dias não se esquecendo de agitar a garrafa por 2 vezes ao dia (manhã e tarde). Assim, o álcool irá extrair o óleo do cravo da índia, formando uma substância poderosa.

Após os 4 dias, acrescente o óleo de sua escolha e distribua em pequenos frascos, de preferência que tenham borrifador.

Informações Extras:

O óleo formado pelo cravo da índia é capaz de espantar também as formigas da cozinha e dos eletrônicos.

Devido às propriedades naturais do álcool e óleo, dê uma leve agitada no frasco antes da aplicação para os dois materiais se misturarem.

Essa dica já foi veiculada inclusive em programas de rede nacional como o Mais Você. Vale a pena confiar.

Repelente de limão e cravo da índia

imagem_limao_com_cravo_da_indiaRepelente de fácil aquisição dos materiais, utilizando novamente do cravo da índia devido às propriedades que esse material tem. Porém, essa receita é feita para criar pontos estratégicos em sua casa para espantar esses insetos.

 Ingredientes:

  • 8 limões
  • 15 cravos para cada metade do limão.

Preparo:

Corte cada limão ao meio, separando em duas metades. Em cada metade espete 15 cravinhos. Pegue de duas em duas metades e distribua estrategicamente no interior da casa. A dica é observar os pontos de sua casa onde esses insetos ficam mais e colocar os limões.

Lembrando que a quantidade de limões pode variar de acordo com o tamanho da sua casa. Então deixe essa quantidade a gosto.

Informações extras:

Procure locais na casa onde tenha mais circulação de ar para o efeito se proliferar.

Caso queira eliminar os insetos na parte externa da casa, dobre a quantidade de limões, utilizando quatro metades para cada canto estratégico.

Repelente caseiro funciona sim!

Não é por que um produto não é industrializado que ele não funciona. A mãe natureza já proporciona diversos materiais que possuem características capazes de espantar esses insetos, esses foram somente alguns casos.

Lembre-se esse tipo de receita já faz parte da cultura popular e cada região possui a sua, quando visitar algum local com uma cultura diferente, procure saber quais os métodos eles usam para combater esses bichinhos. Aposto que você vai se surpreender com as respostas.

3 comentários

  1. Minha avó pegou dengue usando repelente caseiro. Depois disso, nossa família só acredita no que nosso médico receitou: repelentes com icaridina. Segundo ele, não há comprovação médica que repelente caseiro funciona de fato.

  2. A resposta a pergunta “repelente caseiro funciona?” é simplesmente: “funciona porque é usado ha muito tempo” ?
    Tenho uma informação: há muito tempo as pessoas colam pelo de cobertor na testa das crianças para eliminar soluço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*