Capa » Geral » Perigos do Facebook, oriente seus filhos
Perigos do Facebook, oriente seus filhos

Perigos do Facebook, oriente seus filhos

Perigos do Facebook, oriente seus filhos

O Brasil é o terceiro no ranking mundial de pessoas que usam o Facebook, no ano passado 83 milhões de usuários,  mas os brasileiros são muito mais assíduos do que os indianos, que estão em segundo lugar no ranking, logo abaixo dos americanos.

Proteger os filhos é tão importante no mundo real como no virtual. Como pais ou cuidador é preciso assumir o papel de orientar para que as crianças e adolescentes tenham experiências on line seguras e positivas.

A internet oferece um mundo fascinante de experiências para toda a família. Pode ser divertido, educativo e gratificante. No entanto, a utilização da internet também envolve riscos e desafios.

As crianças e os adolescentes podem ficar expostos a conteúdo sexualmente explícito, violento, ou mesmo ilegais. Eles também podem experimentar o cyber bullying ou se envolver com estranhos.

As crianças e os adolescentes podem compartilhar informações pessoais sem perceber o risco de roubo de identidade, ou conteúdo que pode não refletir bem sobre eles no futuro.

Mídia social: evitando o caminho errado

O Facebook limita a idade, mas é fácil mentir online sobre sua idade e muitas crianças e adolescentes têm contas no Facebook , que além de uma exagerada autoexposição também torna as crianças alvo de brincadeiras cruéis de seus colegas, cyber-bullying e linguagem obscena em geral.

No Facebook qualquer “amigo” pode comentar seus posts e anexar mensagens e imagens que se não forem adequadas além de prejudicar a pessoa também serão vistos por todos os amigos do perfil, e podem ser extremamente prejudiciais a sua reputação.

Com a tecnologia sendo uma parte intrincada da vida diária de toda a família, e a exposição da vida pessoal nas redes sociais uma prática constante, para evitar os perigos do facebook, oriente seus filhos. A mídia social tem muitos aspectos positivos, mas também pode ser uma porta de entrada para os criminosos para atingir os nossos filhos se nós, como pais não estivermos envolvidos em suas atividades on-line.

Os pais precisam conversar com seus filhos, devem ensinar a nunca darem informações de login / senha para as pessoas e a nunca fornecer informações pessoais como números de telefone, endereços ou datas de aniversários. Devem também garantir as configurações de “privacidade” corretamente estruturadas em suas páginas, um perfil privado somente os amigos cadastrados podem observar a página. Os pais devem ter acesso ilimitado, saber a senha para que possam avaliar com segurança as suas atividades e as que estão associadas.

As crianças não devem ser autorizadas a aceitar pedidos de amizade de estranhos. Instruir as crianças a “aceitar” apenas pessoas que conhecem irá reduzir significativamente suas chances de serem expostos a situações de risco que o Facebook pode trazer.

 Monitorar essas ações é a melhor maneira de proteger as crianças e adolescentes dos perigos on line.

Efeitos positivos do Facebook

Depois de todas as críticas sobre os perigos da utilização do Facebook, esses tipos de sites podem ter efeitos positivos sobre as crianças também. A interação social de qualquer natureza oferece conhecimentos tanto da vida e para potencializar as relações sociais, como ensinar as crianças a construir fortes amizades e relacionamentos de longa duração.

As crianças também podem ficar em contato ou se reunir com amigos de seu passado que podem ter se mudado para bem longe.

As redes sociais podem ajudar a construir a autoestima e aumentar a confiança de todos, em especial, das crianças e adolescentes.

Os estudantes que usam Facebook estão praticando os tipos de habilidades do século 21. Essas habilidades incluem o desenvolvimento de uma atitude positiva em relação à tecnologia e o compartilhamento de conteúdo original criativo. O Facebook pode ajudar a educar as crianças nas áreas acadêmicas do ensino formal, como ciências, matemática, história ou política.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*