Capa » Passa Tempo » Parques de São Paulo: um bom passeio com a família
Parques de São Paulo: um bom passeio com a família

Parques de São Paulo: um bom passeio com a família

Parques de São Paulo: um bom passeio com a família

A cidade de São Paulo possui mais de 100 parques municipais tranquilos e agradáveis para passear com a família, praticar atividades físicas, relaxar ou fazer um simples piquenique.

Parque da Aclimação

Localizado na Rua Muniz de Sousa, 1119, na Aclimação, região Centro-Oeste da cidade, aberto diariamente das 6 horas às 22 horas.

O parque tem lago, concha acústica, jardim japonês, aparelhos de ginástica, pista de caminhada, playground, espaços para piquenique, campo de futebol, banheiros e a Biblioteca Temática de Meio Ambiente. Com 85 espécies de fauna registrada, sendo 64 de aves, sua vegetação é composta de espécies nativas e também um bosque de eucalipto.

Parque Anhanguera

Localizado na Avenida Fortunata Tadiello Natucci, 1.000 (km 26 da Anhanguera), no Perus.

Com uma área de 9.500.000 m² é o maior parque da capital paulista conta com campos de futebol, lagos, quiosques, ciclovia, anfiteatro, playgrounds, pista para corrida e caminhada e aparelhos de ginástica. Tem ainda, um centro de manejo de animais silvestres e escola de marcenaria. Funciona diariamente das 6h às 18h.

Parque Burle Max

Localizado na Avenida Dona Helena Pereira de Morais, 200, na Vila Andrade na zona sul de São Paulo, com projeto artístico e paisagístico do arquiteto Roberto Burle Marx. Funciona das 7 horas às 19 horas.

A flora é composta por espécies da Mata Atlântica e de eucaliptos. A fauna é formada por mais de 90 espécies de aves e também alguns animais terrestres. As trilhas das pistas para caminhada circundam os lagos e tem também barras e pranchas para ginástica e playground.

Jardim da Luz

Localizado na Rua Ribeiro de Lima, 99 no Bom Retiro. Próximo à Estação da Luz e a Pinacoteca do Estado

O Jardim da Luz foi o primeiro parque oficial da cidade de São Paulo. Foi inaugurado em 1825. Em 1880, ganhou uma gruta com uma cascata. Passou por um período de esquecimento e decadência, mas na década de 1990 passou por uma extensa reforma e restauração de seus equipamentos e lugar recuperou o seu caráter público.

Tem área para apresentações, coreto, playground, espelhos d´água, gruta com cascata, aquário subterrâneo, equipamento de ginástica, pista de caminhada, sanitários, mirante, ponto de bonde, lagos, chafariz, exposição permanente de esculturas.

Parque do Carmo

Localizado na Avenida Afonso de Sampaio e Souza 951, na zona leste da cidade.

Funciona diariamente das 5h30h às 18h. O parque tem trilha de ciclismo, e um planetário. Museu do meio ambiente, lagos, anfiteatro natural, aparelhos de ginástica, campos de futebol, ciclovia, pista de caminhada, playgrounds, quiosques, churrasqueiras, gramado para piquenique, Bosque das cerejeiras, monumentos à imigração japonesa, Viveiro Arthur Etzel, Bosque da Leitura são as atrações que encontradas no Parque do Carmo.

A Festa das Cerejeiras, realizada no parque, se tornou a marca da comunidade nipônica que vive na região.

Parque Villa-Lobos

Localizado na Avenida Professor Fonseca Rodrigues 1655, no Alto de Pinheiros, na zona oeste. Funciona das 6h às 18h

Inaugurado há apenas 17 anos. Suas árvores não estão ainda grandes e frondosas, e amplos gramados expostos ao sol ainda dominam a paisagem.

No parque tem trilhas para jogging e bicicleta, campos de futebol, quadras e equipamentos para ginástica. Lá se pode alugar bicicleta, skate ou patins.

Parque da Cantareira

Localizado na Rua do Horto, 1799, no Horto Florestal, na zona norte. O ingresso ao parque é de R$2, para adultos, grátis para menores de 10 e maiores de 60. Aberto aos sábados e domingos das 8h às 16h.

O Parque Estadual da Cantareira, tombado pela UNESCO, é uma das maiores áreas de mata nativa dentro de uma região metropolitana. São 8 mil hectares de área. O espaço é formado por quatro núcleos abertos à visitação: Pedra Grande, Engordador, Cabuçu e Águas Claras, além de 14 trilhas.

Parque do Ibirapuera

Localizado nas Ruas: Avenida Pedro Álvares Cabral, Av. 23 de Maio, Av. República do Líbano e Av. Quarto Centenário, na zona sul. Aberto todos os dias das 8 horas até às 18 horas.

Inaugurado em 1954, o parque Ibirapuera é o mais importante e o conhecido de São Paulo. Tem três lagos interligados, duas pistas de jogging por entre as árvores; aluguel de bicicleta e ciclovia; aula gratuita de Yoga, Tai Chi Chuan ou Capoeira. Existem por ali mais de 120 espécies de pássaros catalogadas. Dentro do parque há também museus, auditórios, bienais e outros espaços culturais e para entretenimento.

Parque Trianon

Localizado na Rua Peixoto Gomide 949, Jardim Paulista. Funciona diariamente, das  6h às 18h.

O parque é denso, exuberante e sombreado, um Oasis em meio ao agitado centro empresarial da Avenida Paulista.  Única reserva da Mata Atlântica da região, sua infraestrutura conta com a Trilha do Fauno, de 600 metros e 11 estações, além de aparelhos de ginástica e playgrounds.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*