Capa » Passa Tempo » Jogo de cartas: Como Jogar Truco
Jogo de cartas: Como Jogar Truco

Jogo de cartas: Como Jogar Truco

Jogo de cartas: Truco

O truco, jogo de cartas popularmente conhecido é jogado por todo o país. Ele diverte todos os tipos de pessoas, desde os mais novos até os mais velhos. É um dos jogos mais populares do Brasil e ocupa a posição de segundo jogo mais jogado. Por isso, é importante que se saiba como jogar truco, afinal, a qualquer momento você pode ter a oportunidade de jogar, seja na escola, em uma mesa de bar ou em uma festa com os amigos.

imagem_baralho_para_jogar_trucoAcredita-se que o jogo surgiu entre as populações mulçumanas no noroeste da África. No Brasil, o jogo tornou-se popular através dos imigrantes italianos, espanhóis e portugueses. Deu-se início no estado de Minas Gerais pelos padres jesuítas que tinham uma única forma de divertimento, o truco.

Alguns bandeirantes aprenderam a jogar com os padres e assim o jogo foi se espalhando por todo o território brasileiro, assim, originando diversas variações. Durante o ciclo do ouro, o jogo tornou-se muito popular.

E você… quer aprender a jogar truco? Confira!

Como jogar Trucoimagem_jogo_de_truco

O truco é jogado em dupla, sendo que seu parceiro deve ficar na sua frente e os adversários dos lados. Mesmo que tenha apenas um nome, sofre grandes variações de regras e costumes, levando em conta a região.

Os modos mais utilizados são o Truco Paulista e o Truco Mineiro. Joga-se usando o baralho normal, com exceção do Rio Grande do Sul em que usa-se o baralho espanhol. Usa-se todas as cartas do baralho com exceção dos 8, 9, 10 (de todos os naipes) e os curingas.

imagem_baralho_sequencia_das_cartas_de_trucoUsa-se uma hierarquia onde uma carta tem mais valor que a outra. Confira:

Sendo a carta número 4 a menor e a número 3 a maior.

No entanto, isso não quer dizer que o 3 é a melhor carta, pois ainda existem as manilhas.

Manilhas: as manilhas vencem todas as cartas comuns do baralho. As cartas especiais são: 4 de paus (famoso zap), 7 de copas, Ás de espadas e o 7 de ouro (em ordem de menor para maior). Assim, todas estas cartas vencem o 3.

Dinâmica do jogo: todas as cartas são embaralhadas, o jogador da esquerda corta o baralho e o jogador que embaralhou distribui. São três cartas para cada jogador, distribuídas de forma caótica, porém, a primeira carta deve ser para o jogador da direita do jogador que embaralhou.

Agora o jogo pode começar!

O jogo começa pelo jogador à direita de quem embaralhou respeitando sempre o sentido horário. Assim inicia-se a primeira mão que vale inicialmente 1 ponto. O jogo se encerra quando alguma dupla alcançar 12 pontos.

A mão pode ter 3 rodadas e é vencida pelo jogador que jogar a carta mais alta. A dupla que vencer duas rodadas ganha a mão. Em caso de empate, nenhuma das duplas ganhará o ponto e uma nova mão deve ser iniciada.

Antes de jogar, pode-se pedir Truco. Caso a dupla A peça truco e a dupla B aceite, a mão passa a valer 3 pontos. Caso a dupla B fuja, a dupla A ganha 1 ponto. Também pode acontecer da dupla B pedir 6 e então cabe à dupla A aceitar, fugir ou pedir 9. Se a dupla A fugir, a dupla B ganha 3 pontos. Se a dupla A pedir 9, a dupla B deve decidir se aceita, foge ou pede 12. Se fugirem, a dupla A ganha 6 pontos. Se a dupla B pedir 12, a dupla A deve decidir se aceita ou foge. Se aceitarem, a mão passará a valer 12 pontos. Se fugirem, a dupla B vence e ganha 12 pontos.

Todas as variações do truco apresentam a mesma dinâmica de jogo, variando apenas a pontuação e o nome das jogadas para pedir o aumento da pontuação (Truco!).

Truco Paulistaimagem_baralho_manilhas

A forma mais popular de se jogar no país é o Truco Paulista, jogado principalmente no estado de São Paulo.

O Truco Paulista é igual ao Truco Mineiro no que diz respeito à dinâmica do jogo, porém utiliza-se uma forma de manilhas conhecida como Manilha Nova, onde não há cartas fixas, pois vira-se uma carta na mesa, sendo as cartas seguintes (levando em conta a sequência do truco) serão as manilhas do jogo. As manilhas mudam a cada rodada de acordo com as cartas viradas, por isso pede-se grande concentração dos jogadores.

Fique atento ao vira, que é a carta que será virada para determinar as manilhas da rodada.

Truco Mineiro

Ao contrário do Truco Paulista, no Truco Mineiro as manilhas são fixas e é chamada de Manilha Velha (já visto anteriormente). Elas seguem a ordem 7 de Ouros < Ás de Espadas < 7 de Copas < 4 de Paus.

Deve-se ficar atento às trapaças durante o jogo, já que as manilhas são fixas. Caso você veja uma tentativa de roubo grite “TENTO” e caso você consiga provar, a sua dupla ganha 3 pontos. Em campeonatos a dupla que tenta roubar é desclassificada.

imagem_roubando_no_truco

CONCLUSÃO

É comum ver pessoas jogando Truco, por isso, saiba jogar, a qualquer momento você pode ser convocado para uma partida. Saiba das regras, truques e dicas e vença a partida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*