Capa » Saúde » Investindo na sua qualidade de vida
Investindo na sua qualidade de vida

Investindo na sua qualidade de vida

Investindo na sua qualidade de vida

Qualidade de vida é o termo que usa para designar o bem estar na vida e a satisfação pessoal com as condições, culturais, ambientais, intelectuais e de saúde.

A qualidade de vida é determinada por suas atividades e escolhas.

A qualidade de vida não está essencialmente relacionada nem é proporcional ao dinheiro ou riqueza. Não é a riqueza que pode tornar sua vida digna. Todos sabem que o dinheiro pode ajudar muito, mas ele por si só não pode lhe proporcionar uma felicidade verdadeira e a longo prazo.

Dinheiro melhora a qualidade de vida, fornecendo abrigo confortável, alimentação, vestuário e transporte e melhores cuidados de saúde. Estas são as necessidades vitais da vida que são fornecidas pelo dinheiro. No entanto, além desse padrão de necessidades decentes o dinheiro nunca vai contribuir para melhorar a qualidade de vida.

A qualidade de vida:

É subjetiva e depende da sua percepção da vida.

É afetada por suas expectativas, desejos e objetivos.

Depende do seu bem-estar.

As modernas necessidades humanas se estendem além dos cuidados de saúde, acesso à educação, emprego e liberdade. Porém, as pessoas privadas de qualquer uma dessas necessidades e que vivem na pobreza com muita carência financeira, têm uma baixa qualidade de vida.

É possível alcançar bem-estar emocional, ambiental, intelectual, físico, profissional, social, espiritual e financeiro, que promova um estado de contentamento saudável e próspero?

Pode ser que sim, mas só investindo na sua qualidade de vida. E para isso é preciso também investir tempo e zelo, naquilo que se considera essencial para viver melhor. Aproveitar com sabedoria as oportunidades que surgirem e, ao mesmo tempo, evitar a acomodação.

O tempo e as necessidades

Hoje em dia, o tempo gasto para suprir a necessidade básica da vida é imenso e compromete todas as outras necessidades. Ficar mais tempo com os pais, irmãos, esposa, filhos, ou netos, construir uma estrutura familiar com muita interação e cooperação é importante para a realização pessoal. Dedicar parte do tempo para conhecer pessoas, se relacionar com amigos ou mesmo se envolver em outras atividades saudáveis que ajudam a aliviar o estresse e aumentam o conhecimento.

Uma boa qualidade de vida depende também de hábitos saudáveis, do cuidado com o corpo e da mente. E sempre procurar manter o bom humor, principalmente em situações de estresse para ficar no controle sobre a sua vida.

Maneiras de alcançar melhor qualidade para sua vida

Essa geração atual conseguiu atingir uma expectativa de vida, bem superior, a das gerações passadas. Porém, tornou-se também fundamental adotar um estilo de vida adequado para que esse tempo que se vive a mais seja melhor aproveitado.

A busca para encontrar alternativas para usufruir de uma vida plena saudável e harmoniosa é constante entre as pessoas. Mas como fugir das condições políticas, econômicas e sociais em que se está inserido para poder priorizar a qualidade de vida?

 Pode-se começar promovendo mudanças de hábitos, desenvolvendo a autoestima, buscando o equilíbrio físico, valorizando a afetividade, procurando tudo que fizer, fazer bem feito. Definir prioridades e ter objetivos na vida, ser mais ousado e otimista, não ter medo de correr riscos programáveis e enfrentar os desafios, comemorar todas as conquistas, por menor que sejam são atitudes que mudam a vida para melhor.

Investindo na sua qualidade de vida se investe também em sua longevidade. Com pequenas boas escolhas diárias os benefícios começarão a se apresentar e serão enormes. A prática não é complicada, mas é preciso disciplina, vontade, confiança, calma, paciência e determinação.

Nestas escolhas pode-se incluir a gentileza, seja gentil com as pessoas. Cultive também a alegria e sorria sempre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*