Capa » Independência » Como perder a timidez em 5 passos
Como perder a timidez em 5 passos

Como perder a timidez em 5 passos

A timidez é um problema que afeta milhares de pessoa em todo o mundo. Algo que pode ser considerado normal por muita gente, pode ter complicações graves e afetar diversas áreas de sua vida.

Se você é uma pessoa que tem problemas ao falar em público, abordar pessoas e até mesmo impor suas vontades, certamente você é uma pessoa tímida, como perder a timidez então?

Felizmente temos aqui cinco dicas especiais para ajudar você que é uma pessoa tímida a superar esse problema.

Passo nº1: Reconhecer o problema

Pode parecer muito obvio saber quando uma pessoa é tímida, porém, muitas vezes o comportamento da pessoa é tão natural que ela nem percebe. Então saber identificar esse problema é a grande chave para mudar.

Muitas vezes a batalha é contra sua própria mente e você deve decidir mudar. Se você tem dificuldades de falar em público, conversar ao telefone ou abordar alguém na rua você pode começar a suspeitar. Quer tirar a prova? Pegue um classificado e procure um anúncio qualquer, pergunte sobre as qualidades do produto, etc. Lembre-se, você é quem está procurando o produto, então, você está no comando, tenha isso em mente.

Se mesmo assim você travou, gaguejou ou nem ao menos conseguiu ligar, você realmente tem um problema e deve superar isso. Logo, as dicas abaixo foram feitas pra você.

Passo nº2: Trabalhe sua imagem

Um dos grandes fatores para o aparecimento da timidez é a falta de confiança em si mesmo. Seja por não ter aquele visual ou aparência desejada, a tendência é de achar que as pessoas são melhores que você. Sendo assim, trabalhe a sua imagem.

Compre algumas roupas da moda, faça um novo penteado, comece a praticar exercícios físicos. A simples mudança de aparência na frente do espelho pode te fazer sentir melhor e melhorar sua autoestima. E em questão de timidez, a autoestima é um fator muito importante.

Passo nº3: Aprenda a dizer não

Pode parecer estranho, mas não estou pedindo para você virar aquela pessoa chata que diz não para tudo. Simplesmente aprenda a dizer não na hora que você realmente não quer alguma coisa. Calma, vou explicar.

Você já pegou um panfleto mesmo sem saber que nem vai ler aquilo, simplesmente para não ficar aquela situação chata? Já emprestou aquele livro que você tanto gosta mesmo sabendo que você nunca pode ter ele de volta? Se você já vivenciou uma situação parecida você deve aprender a dizer não.

Dizer não é simplesmente impor a sua vontade, ser uma pessoa confiante e dona de suas atitudes. E essa habilidade trabalha em conjunto com a autoestima, visto que para impor sua vontade você deve estar seguro de si mesmo.

Faça o teste, e veja se não vai se sentir uma pessoa mais confiante após ter suas vontades expressas. Lembre-se que não é para dizer não pra tudo, não virar um chato.

Passo nº4: Confie em si mesmo

De nada adianta você trabalhar em sua imagem e impor suas vontades se você não confia naquilo que você transmite. Realmente a propaganda é a alma do negócio, mas propaganda enganosa ninguém gosta.

Seja uma pessoa mais confiante por dentro e por fora, converse com as pessoas, mostre suas habilidades. Se você é bom naquilo que faz, mostre isso ao mundo. De nada adianta você ser um mestre naquilo que faz se ninguém sabe disso.

Quando as pessoas souberem de suas habilidades, elas lhe pedirão opinião e isso certamente fará muito bem para sua autoestima. Autoestima lá no alto, timidez zero.

Passo nº5: Aprenda coisas novas

Se mostrar suas habilidades lhe faz bem, que tal aprender mais alguma coisa interessante? Aprender faz bem pra mente e pra sua confiança. Faça um curso e idiomas, uma aula de dança, aprenda a fazer algum trabalho manual. Tente procurar também por atividades em grupo, não se esqueça de interagir com as pessoas, elas querem saber sua opinião, querem enxergar dentro de você.

Tudo aquilo que nos faz crescer em conhecimento, nos cresce em espirito. Esteja em constante evolução e sua timidez não terá espaço para morar dentro de você. Quer uma dica boa para deixar a timidez sumir de vez da sua vida? Faça um curso de oratória, um curso de teatro, esse tipo de curso abre bastante sua mente e não te deixa ser fechado para o mundo.

Essas foram algumas dicas para eliminar de vez a timidez da sua vida. Não se esqueça de trabalhar constantemente essas dicas e em breve nem lembrará que um dia foi uma pessoa tímida.

Um comentário

  1. Acho que agora eu consigo finalmente perder a timidez. Super adorei essas dicas.

    Beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*