Capa » Saúde » Como parar de fumar definitivamente
Como parar de fumar definitivamente

Como parar de fumar definitivamente

Como parar de fumar definitivamente

São várias as pessoas que sofrem com o vício de fumar e não sabem os problemas que este ato causa à saúde.

Combater o vício do cigarro não é uma tarefa fácil, afinal é um vício e o indivíduo que quer combatê-lo deve ter força de vontade e persistência.

O cigarro tem várias conseqüências como o aumento da pressão arterial, o aceleramento da pressão cardíaca e também desenvolvimento de doenças vasculares como derrame cerebral e impotência. Além disso, é comum doenças como bronquite crônica e enfisema.

Mas como parar de fumar?

Parar de fumar não é uma tarefa fácil, por isso procure um estímulo que te ajude a largar o vício. Muitos fumantes sabem que o cigarro faz mal à saúde, mas não conseguem parar de usá-lo, por isso, confira as nossas dicas.

Chiclete de nicotina

As gomas de mascar de nicotina foram feitas para que o paciente às usem quando estiver com abstinência ou vontade intensa de fumar. Quando mastigados, as gomas de mascar liberam nicotina gradualmente que é absorvida pela mucosa oral em média de 20 minutos. Assim, a ação da nicotina no organismo é diferente de quando é inalada junto com a fumaça do cigarro, pois ela é depositada na corrente sanguínea em quantidade inferior com o objetivo apenas de controlar o vício.

Esses chicletes devem ser mascados de uma forma diferente. É recomendado que o mastigue até o momento que o gosto da nicotina ficar evidente e após isso, deve-se depositá-lo entre a gengiva e a bochecha até que o gosto desapareça. Este ciclo deve ser repetido por 30 minutos de uso e então deve ser desprezado. Não deve ingerir líquido enquanto estiver mascando a goma, pois o líquido torna o produto ineficaz.

Os efeitos colaterais podem ser náuseas, vômito, cafaleia, tosse, excesso de salivação e irritação da mucosa da orofaringe.

As gomas de nicotina são contra-indicadas para pacientes com distúrbio da articulação temporo-mandibular, gengivite e gestantes.

Exercícios físicos

Para que o paciente consiga abandonar o hábito de fumar é necessário ocupar o dia com outras atividades. Atividades físicas são altamente recomendadas, seja em uma academia ou caminhadas leves. Fumantes que se exercitam têm mais chances de abandonar o vício do que fumantes sedentários.

Bupropiona

O efeito deste remédio contra o tabaco foi descoberto em estudos para verificar seus efeitos contra a depressão onde os participantes declaravam diminuição no desejo de fumar. Deve-se iniciar o uso da Bupropiona uma semana antes da abstinência.

Os efeitos colaterais podem ser insônia, agitação, boca seca e dor de cabeça.

Pode ser utilizado mesmo quando já se faz algum outro tratamento contra o vício. O uso deste remédio pede o acompanhamento médico.

Parada imediata

Existem pessoas que simplesmente combinam um dia com si próprio para parar de fumar e quando é chegado o dia elas simplesmente param. Para isso, é necessário marcar uma data e se programar para que não tenha nenhum cigarro guardado.

É recomendável que o paciente que fizer uso deste método, tenha um acompanhamento psicológico para que não tenha reincidência do vício.

Os principais efeitos colaterais podem ser o ganho de peso e ansiedade.

Parada gradual

A parada gradual consiste em diminuir o número de cigarros com o passar dos dias ou retardar a hora do primeiro cigarro. Com este método, você tem uma abstinência menor mas muitas vezes é necessário o acompanhamento médico e psicológico.

Ex: caso a pessoa fume 30 cigarros por dia, ela pode reduzir cinco cigarros por dia, assim em sete dias ela finaliza o processo.

Ex²: caso a pessoa fume o seu primeiro cigarro às 9h, ela pode passar a fumá-lo às 11h, no dia seguinte às 13h e assim por diante até que o tempo se esgote.

É recomendável que se marque uma data para ser o seu primeiro dia de ex-fumante.

CONCLUSÃO

Fazendo o uso de um ou mais métodos à cima, juntamente à sua força de vontade é possível parar de fumar.

Boa sorte!

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*