Capa » Geral » Cachoeiras de tirar o fôlego
Cachoeiras de tirar o fôlego

Cachoeiras de tirar o fôlego

Cachoeiras de tirar o fôlego

Rios que caem de certa altura de uma borda rochosa em um lago, formam cachoeiras de tirar o fôlego dos entusiastas da natureza e, que depois seguem de novo seus cursos como rios. O efeito criado por uma queda d´água é impressionante, quanto mais alta a queda maior o impacto visual e sonoro. Mas nem precisa ser uma queda de grande altura para ser um espetáculo, a vegetação em sua volta, a forma como ela cai, os lagos e os lugares inusitados onde elas se encontram, tudo isso desperta o fascínio, a inspiração e o interesse dos turistas.

Elas podem até ser parecidas, mas nenhuma é igual à outra.

Cachoeiras de tirar o fôlego no Brasil

Cataratas do Iguaçu
Cartão postal do Brasil, as Cataratas do Iguaçu localizada na fronteira entre o  Paraná e a Argentina é a maior queda-d’água em volume do mundo. Formada pelas águas do rio Iguaçu, as 275 quedas-d’água têm altura entre 60 e 82 m.

Cachoeira da Água Branca

Localizada em Ubatuba, em São Paulo, a Cachoeira da Água Branca é famosa por seu paredão de granito verde e lindas trilhas.

Cachoeira da Fumaça

Localizada na Chapada da Diamantina, na Bahia, e tem uma altura de 340m, sendo a segunda maior do País. Para chegar até essa queda d´água percorre-se uma trilha de 6 km.

Cachoeira de Casca D’Anta

As serras mineiras são berços de muitas cachoeiras, graças à sua altitude. A Cachoeira de Casca D’Anta faz parte do Parque Nacional Serra da Canastra.

Salto do Rio Preto

Na Chapada dos Guimarães entre as cidades de Colina e Alto Paraíso existem muitas e belas cachoeiras. O grande destaque fica por conta do Salto do Rio Preto, o topo é alcançado depois de 5 km de caminhada em mata nativa.

Cachoeira do Véu de Noiva

Outra atração da Chapada dos Guimarães é a Cachoeira do Véu de Noiva é possível pelo caminho até o topo se banhar nos rios que formam piscinas naturais de águas translúcidas.

Cachoeira do El Dorado

A mais alta queda livre de água do Brasil, com  353 metros de altura. Localizada na Serra do Curupira, no Amazonas.

Muitas vezes a cachoeira do Aracá, localizada na Serra do Aracá, entre o Monte Roraima e o Pico da Neblina pode ser mencionada como sendo a maior do Brasil, no entanto, ela não possui queda livre e sim corredeiras, que não deixam de ser também um belo espetáculo da natureza.

Salto São Sebastião e Salto Mlot

Localizados em Prudentópolis, no Paraná, o Salto São Sebastião tem 130m de altura e pouco volume de água, muito procurado pelos praticantes de rapel. O Salto Mlot, fica de frente para o Salto São Sebastião.

Salto Yacumã

Localizado no Parque Nacional do turvo, no rio Grande  do sul, com mais de 1.800 m de comprimento, nas águas do Rio Uruguai, o Salto Yacumã é formado por várias quedas com algumas chegando a 15 m de altura e é a maior cachoeira em extensão do planeta.

Cachoeiras de tirar o fôlego no Planeta

Cataratas do Niágara, entre EUA e Canadá
Localizadas entre a província canadense de Ontário e o Estado de York, nos EUA, por meio do lago Erie. As três quedas d´água juntas formam um volume médio de 4,5 milhões de litros por segundo, que deságuam no rio Niágara.

Cachoeira Kaieteur, Guiana
A Kaieteur fica no rio Potaro, no centro de Guiana, dentro do parque nacional de mesmo nome. Sua peculiaridade reside na combinação única de grandezas entre altura (de 226 a 251 m), largura (100 m) e muito volume de água.

Santo Angel

Com uma altura de 979 metros, o Salto Angel é a maior queda d´água do mundo. Suas águas caem do alto da Montanha Auyantepui, no Parque Nacional de Canaima, que está localizado no sudeste da Venezuela.

Cataratas Vitória

Localizadas no sul da África no Rio Zambeze, na fronteira entre a Zâmbia e o Zimbábue.

Yosemite Falls

O Parque Nacional de Yosemit, na Califórnia fica nas montanhas da Serra Nevada, e é aí que se encontra esta cachoeira que leva o mesmo nome do parque. A Yosemite é a cachoeira mais alta da América do Norte.

Parque Nacional das Cataratas do Erawan

As cachoeiras em múltiplas camadas fez do Parque Nacional Erawan uma das atrações naturais mais populares da Tailândia. O parque está localizado na fronteira entre a Tailândia e a Birmânia é uma cachoeira com sete níveis e cerca de 1.500 metros.

Parque Nacional dos Lagos de Plitvice – Croácia

A cachoeira está localizada no Parque Nacional de Plitvice, o maior Parque Nacional da Croácia. O parque é formado por 16 lagos conectados por cascatas. A água adquirem uma belíssima coloração azul, verde e tons de água marinha, como resultado do escoamento mineral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*