Capa » Independência » 5 RITUAIS PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE
5 RITUAIS PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE

5 RITUAIS PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE

A PRODUTIVIDADE É O CAMINHO PARA O SEU SUCESSO

Pessoas bem-sucedidas sabem que a produtividade é um elemento chave para alcançar o sucesso e procuram cada vez mais aprimorar sua vida para que CADA DIA seja extremamente produtivo. Imagine conseguir montar um negócio na internet no qual você demorou apenas 2 semanas para montar ou resolver tudo que você tinha que resolver sobre seu apartamento novo em 2 dias?

Tudo isso depende de como nós aplicanos nosso tempo, que é um dos mais poderosos recursos que todas as pessoas possuem e é em cima dele que iremos trabalhar neste artigo, utilizar o tempo de maneira inteligente para maximizar sua produtividade.

O sucesso vem com rituais, porque você precisa de rituais para alcançar o sucesso e pessoas que atingiram a marca que determinam na vida sabem muito bem disso. Warren Buffet, maior investidor do mundo em ações recomenda ler 500 páginas de livros POR DIA. Obama, presidente dos EUA padroniza suas roupas de forma que ele não tenha que gastar tempo escolhendo roupas. Todos homens de sucesso possuem seus rituais, então se você quer começar a ser um homem de sucesso, siga os nossos primeiros 5 rituais para se manter na estrada para o sucesso!

RITUAL #1 – CRIE UMA LISTA DO QUE VOCÊ PRECISA FAZER NO DIA

Organize-se. O poder da organização é muito forte e no início você não percebe mas isso faz evoluir o modo como você pensa, age e lida com as suas tarefas diárias. Se voê tem coisas para fazer no dia bote na agenda do dia e siga-a religiosamente. Se você tem empreendimentos para fazer, crie uma lista do que você precisa fazer e siga-a também religiosamente porque pode não parecer mas quando você BOTA NO PAPEL suas tarefas fica mais fácil de segui-las. O cérebro interpreta como algo que PRECISA ser feito a todo custo e com o tempo isso vai ficando no piloto automático. Faça uma lista assim por exemplo:

  • 09:00 – 10:00 > checar os e-mails e ler notícias
  • 10:00 – 12:00 > trabalhar no projeto novo
  • 13:00 – 14:00 > procurar parceiros para o projeto novo
  • 14:00 – 16:30 > trabalhar no projeto novo
  • 16:30 – 17:30 > academia
  • 18:30 – 20:00 > fazer captação de novos clientes online
  • 20:00 – 22:00 > estudar

Uma agenda deixa você mais produtivo, mais ALERTA e faz com que você siga á risca, como se fosse uma fase de videogame que você precisasse completar. É INCRÍVEL como isso aumenta sua produtividade. Teste!

RITUAL #2 – ELIMINE AS DISTRAÇÕES

Distrações são o MAIOR INIMIGO da sua produtividade, você pode perceber isso com redes sociais por exemplo. Veja quantas vezes você loga no Facebook ou Twitter POR DIA e veja quanto tempo você gastou no dia com aquilo. Agora imagine reinvistir aquelas horas estudando e trabalhando. O quanto mais de dinheiro você teria? O quão mais inteligente você seria? O quão mais respeitado no seu trabalho você seria? Elimine tudo que faça cair sua produtividade como videogames, revistas, sites, redes sociais, aplicativos etc. Focar no que você quer atingir é a melhor maneira de ser produtivo.

RITUAL #3 – DETERMINE OBJETIVOS AMBICIOSOS (E REALISTAS)

Os objetivos te movem para frente, são eles que fazem você acordar todo santo dia quando você não tem vontade alguma para trabalhar. São eles que ficam batendo na sua mente e fazem você aguentar as duras do seu chefe ou os dias ruins de trabalho. Se você sabe AONDE quer chegar, precisa apenas determinar como e em quanto tempo vai chegar. E é a produtividade que faz deste caminho o mais eficiente possível, é aproveitar o menor espaço de tempo da melhor forma para chegar aonde você deseja.

Exemplos de uma lista de objetivos:

  • “quero me tornar gerente em 3 anos”
  • “quero dar 50% de entrada no meu apartamento daqui a 7 meses”
  • “quero dobrar minha renda até o final do ano”
  • “quero arranjar uma forma de renda extra”

Trabalhe para tirar seus objetivos do papel, é isso que vai continuar te motivando.

RITUAL #4 – LEIA BASTANTE

Isto parece ser contra-produtivo quando você quer ser produtivo certo? Errado! Ler bastante é ótimo porque cria brainstorms na sua mente, aguça o seu lado criativo e você pode acabar desenvolvendo novas maneiras de fazer as coisas, por exemplo:

  • você pode inventar novas maneiras mais rápidas de fazer as mesmas coisas
  • você pode ter idéias para ferramentas que automatizem as coisas no dia-a-dia
  • você pode aprender mais sobre algo e levar menos tempo para fazê-lo
  • você pode conhecer mais opções sobre alguma coisa e isso influenciar em decisões futuras no seu trabalho ou vida pessoal

A leitura é ótima porque além de estimular a mente ela faz com que você aprenda a ler produtivamente. A produtividade implica até na hora de fazer uma leitura porque se você não se concentrar você acaba simplesmente gastando horas na frente das letras, e se você não se livrar das distrações nem ler você consegue. Você percebeu como uma coisa leva á outra?

RITUAL #5 – VEJA E-MAILS EM UM DETERMINADO HORÁRIO

Uma das práticas do Tim Ferris do livro 4 Hour Workweek (trabalhe 4 horas por semana). Esta é uma grande dica para quem não utiliza o e-mail constantemente para trabalho. Então se você não usa o e-mail como ferramenta de trabalho e o usa apenas para coisas pessoais, receber newsletters ou decisões de trabalho a serem tomadas no dia, determine um horário para checar seus e-mails, isto vai aumentar e MUITO sua produtividade!

Você pode combinar horários com os seus funcionários da seguinte forma:

“Eu só leio e-mails de agora em diante das 08:00 as 11:30”. Isto vai forçar os seus funcionários a se preocuparem em enviar e-mail nesta janela de tempo, ou seus amigos de trabalho, clientes etc.

Com isso você fica com a mente livre o resto do dia, porque sabe que quando der no relógio 11:30, você já viu todas as demandas de e-mail do dia. Produtividade é estratégia.

PILOTO AUTOMÁTICO

Quando você menos perceber em questão de semanas isto tudo vai estar no seu piloto automático e você vai ter atingido metas que em 1 ano não atingiria. Se moldar para atingir seus objetivos é difícil, mas muito recompensador porque no final são os seus objetivos que foram alcançados e você vai agradecer a seus rituais de produtividade por isso. Até o próximo artigo!

Um comentário

  1. gostei muito deste artigo e já comecei a executar estas tarefas agendando todo meu trabalho e momentos de lazer .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*