Capa » Emprego » 5 dicas de ouro para se dar bem em uma entrevista de emprego
5 dicas de ouro para se dar bem em uma entrevista de emprego

5 dicas de ouro para se dar bem em uma entrevista de emprego

Com o passar dos anos, o mercado de trabalho se tornou extremamente competitivo. Assim, quem tem um emprego normalmente quer mantê-lo. Mas, seja empregado ou desempregado, uma entrevista de emprego ainda é um terror para muita gente.

Passar por uma entrevista de emprego nem sempre é fácil, porém, com algumas dicas rápidas você pode melhorar o seu desempenho e conseguir aquela vaga tão sonhada.

1) Se prepare com antecedência

Uma entrevista de emprego nada mais é do que uma situação em que o recrutador irá lhe fazer algumas perguntas sobre experiências passadas e algumas perspectivas sobre o futuro. Não dá pra adivinhar o que o seu entrevistador irá lhe questionar, portanto, que tal se preparar e refletir um pouco sobre como foi sua vida profissional até agora?

Encontre um local confortável e sem distrações. Assim, liste as 10 situações que resumem sua vida profissional. Procure refletir sobre elas e listar momentos que destacam os seguintes pontos: liderança, trabalho em equipe, competência e situações problema que você resolveu. Essa técnica é bem vinda, pois na hora da entrevista você pode estar nervoso e acabar não se lembrando dos melhores fatos.

Para aqueles que não têm experiência profissional, procure listar momentos em sua vida que refletem esse tipo de situação. Buscar exemplos dentro da família ou de grupos que você participa também são bem vindos.

2) Vá se deitar mais cedo no dia anterior

Por mais que se viva e se adquira experiência, uma entrevista de emprego sempre vai lhe dar aquele friozinho na barriga. Se preparar com antecedência é algo trivial para se atualizar sobre si mesmo. Porém, nada disso faz sentido algum se o preparo psicológico não estiver em dia.

Especialistas recomendam que no dia anterior você vá se deitar mais cedo. Isso alivia a mente de qualquer tensão e preocupação, para que no dia seguinte, seu raciocínio esteja mais rápido. Procure acordar pelo menos meia hora mais cedo para que seja feito uma checagem de tudo.

Tome um café da manhã reforçado e veja se o cabelo está bem penteado e se a roupa está se adequando à vaga que você está concorrendo.

Aproveitando que acordou mais cedo, veja as noticias da manhã. O entrevistador poderá comentar sobre alguma notícia e uma pessoa bem informada sobre o mundo a sua volta com certeza tem alguns pontos a mais.

3) Seja você mesmo

Não adianta mentir. Lembre-se que o recrutador é uma pessoa treinada e irá perceber qualquer mentira que você tente contar para querer impressiona-lo. Seja lembrado pela sua individualidade, pelos seus defeitos e suas imperfeições. Nenhuma empresa quer um empregado perfeito e com frases prontas, pois ele não existe.

Se você é uma pessoa que gosta de falar e se expressar, não guarde isso para dentro de você. Porém, não fale tanto que o entrevistador tenha que lhe cortar. Se expresse, seja você, mas fale somente o necessário.

Se você é uma pessoa tímida e uma entrevista de emprego parece um terror, não deixe isso te deixar para baixo. Se prepare e saiba falar de suas qualidades, falar pouco não é problema, mas procure falar coisas relevantes.

4) Saiba se vestir

De que adianta você falar bem se sua roupa falar mais alto do que você. Nós seres humanos somos criaturas muito visuais. Como em tudo, a primeira impressão é a que marca, em uma entrevista de emprego não seria diferente.

Se a vaga que você está concorrendo exige trajes mais formais, não vá de roupas casuais, mostre que você é realmente um profissional e sabe trabalhar sua imagem. Ao chegar em uma entrevista e causar uma boa impressão, o recrutador já lhe verá com outros olhos. Saiba usar deste recurso.

5) Pós-entrevista

Você já passou pela tão temida entrevista e acha que foi bem, porém passados alguns dias nada do entrevistador lhe dar retorno. Calma, não adianta nada ficar enchendo a caixa de mensagens dele e ligando o tempo todo. Isso demonstra muita ansiedade e pode acabar com todo o sonho de conseguir aquela oportunidade de trabalho.

A dica aqui é que após a entrevista, pergunte ao entrevistador em quanto tempo ele deve dar o retorno. Se ele lhe diz uma semana, aguarde pacientemente. Se mesmo assim ele não der notícias, aguarde mais uns três dias e mande um e-mail gentilmente perguntando como anda o processo e se precisa de algo.

Espero que com essas dicas você possa ser mais feliz e ter muito sucesso em sua entrevista. Lembre-se, conquistar sua vaga só depende de você mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*