Ter uma lista de compras de supermercado é o primeiro passo !
Uma maneira de economizar dinheiro com produtos é procurar o momento mais adequado. Com comidas, por exemplo, é comprá-las na época de safra. Com roupas, se não se importar muito com a questão de moda, é melhor comprá-las no final da estação, quando geralmente há queima de estoque. Em uma viagem, procurar planejar antecipadamente e aproveitar uma promoção. Buscar por ofertas e fazer pesquisas de preços através da internet também ajudam a poupar seu dinheiro. O importante é encontrar maneiras inteligentes de economizar no mercado. Algumas dicas e estratégias podem ajudá-lo a reduzir seus custos de compras e ao mesmo tempo, manter a qualidade desses produtos.
Dica n°1: Controle suas despesas
Esteja ciente de seu saldo bancário para evitar que exceda o valor e acabe por ter que pagar taxas do cartão. Não é possível economizar dinheiro quando não se sabe até quanto é possível gastar. Uma vez que se tem ideia de quanto dinheiro é destinado para se gastar por mês ou a cada semana, então, fazer um orçamento, definir metas e manter o controle das despesas vai ajudar muito a economizar.
Dica n° 2: Faça uma lista de compras para suas necessidades
Sempre levar uma lista nas suas compras, e preferivelmente só comprar o que está na lista. Se não estiver na lista, e mesmo assim sentir que é necessário adicione o produto à lista para seu controle. Mas, evite o impulso de comprar o que não é necessário no momento. Comprar só o que irá consumir ajuda na economia doméstica e evita desperdício de alimentos. Quanto melhor abastecida e administrada sua despensa, melhor se vai comer, e menos se vai gastar fora de casa.
Dica n°3: Procure não fazer compras de alimentos com fome
A fome aciona sua necessidade de comer e se estiver em um mercado com muitas variedades de alimentos é provável que se adquira mais produtos do que deveria, pois tudo que se relacionar a sua fome irá para o carrinho, e muitos deles podem ser totalmente desnecessários e desperdiçados
Dica n°4: Certifique-se da data de validade do produto
Fique atento à data de validade dos produtos para não levar algo fora do prazo, estragado ou que tenha que ser obrigatoriamente consumido de imediato.
Dica n°5: Pesquise e compare os preços
Visite os sites, observe as propagandas promocionais nos jornais e nos encartes para comparar preços e aproveitar as ofertas de cada supermercado. Acostume-se a comprar produtos não perecíveis, por mês, em Atacadão, pois os preços são muito mais em conta.
Dica n°6: Busque promoções e ofertas
Os supermercados costumam fazer promoções específicas para determinados dias de semana. Ex: quarta-feira é dia de hortaliças; sexta é dia dos laticínios. Escolha os dias das ofertas para comprar e economizar
Dica n°7: Considere a compra de produtos genéricos
Sempre que puder faça a opção por marcas próprias em vez de marcas mais caras, quando o produto é semelhante, apenas se paga mais pela fama da marca. Também procure por versões mais simples de seus produtos favoritos.
Dica n°8: Prefira alimentos não processados
Procure nos supermercados comprar a maior variedade de alimentos não transformados e a granel, que são geralmente menos caros – e mais saudáveis.
Dica n°9: Compre frutas, vegetais e legumes de época
Procure comprar frutas verduras e legumes na época certa e de produtores da região, os preços são mais baixos e têm melhor sabor.
Dica n°10: deixe as crianças em casa
As crianças não tem noção de preço e são altamente sugestionáveis principalmente por guloseimas, com embalagens chamativas, mas com pouco valor nutritivo.
Dica n°11: Observe as diversas opções nas gôndolas
Os mercados usam a técnica de colocar os produtos mais caros na prateleira de cima ao alcance dos olhos. Já os que se encontram na última prateleira são, geralmente, os mais baratos. Porém é importante não levar o produto apenas por ter menor preço, é preciso levar em conta também a qualidade.